5 dicas práticas para criar um calendário editorial
Por um lado, você tem um negócio próprio e reconhece a importância de estar presente nas redes sociais. Por outro, você sente uma grande dificuldade de ser constante, eficiente e criativo nas suas postagens.
Toda vez que tenta postar algo novo, acontece um bloqueio. Seja a falta de ideias, por falta de foco ou, até mesmo, a falta de organização, o fato é que as coisas simplesmente não saem do lugar.
Se você se identificou com essa situação, saiba que esse problema tem solução e ela está ao seu alcance. Estamos falando da criação de um calendário editorial, uma ferramenta de marketing super útil, que funciona como um cronograma para orientar suas postagens (artigos para blogs, posts no Instagram, disparos de e-mails, etc).
Quer saber como montar o seu calendário editorial e usá-lo a favor do seu negócio? Veja as dicas que preparamos para você:
1. Defina Objetivos
A criação de um calendário editorial começa pela definição de objetivos. Ninguém vai muito longe se não souber exatamente onde quer chegar, concorda? Por isso, coloque no papel o que você almeja com suas publicações.
Entre os objetivos podem estar, por exemplo, a geração de leads, o aumento da autoridade e a melhora no engajamento. Você, mais do que ninguém, conhece seu negócio e suas metas. Isso deve nortear os próximos passos.
2. Estabeleça a frequência de postagens
Uma das funções do calendário editorial é justamente aumentar sua presença online e evitar aqueles longos períodos sem aparecer nos canais oficiais. Ao organizar o cronograma e fazer um planejamento consistente, a constância aumenta. Pode fazer o teste!
Registre os dias de postagens e cada estratégia a ser utilizada. Para ser ainda mais específico, coloque o horário pretendido para cada publicação. Em relação à frequência, defina a quantidade de posts em cada um dos canais de comunicação com o público. Por exemplo, 14 postagens semanais no Instagram, 7 postagens semanais no Facebook, 3 postagens semanais no blog, 1 vídeo por semana no Youtube e 1 e-book gratuito bimestral.
3. Vá com calma
Para que realmente funcione, é essencial que você considere sua rotina e monte um calendário factível, ou seja, realizável. Não adianta estabelecer que vai subir um vídeo por dia no Youtube ou gravar uma live por dia no Instagram, se o seu estilo de vida e os compromissos profissionais não permitem essa intensidade.
A menos que você tenha uma equipe por conta, é melhor ir com calma e evitar um calendário muito audacioso. Pense em quantidade, mas não se esqueça da qualidade. Não faça nada por fazer, muito menos programe algo de execução inviável no momento.
4. Reúna todas as estratégias em um calendário só
Para ter uma visão geral do planejamento, o ideal é que todas as estratégias a serem realizadas estejam em um único calendário. Exemplo:
- Dia 01 – Postar artigo no blog
- Dia 02 – Compartilhar dica no feed Instagram
- Dia 03 – Fazer live no Instagram
- Dia 04 – Enviar e-mail marketing para leads
- Dia 05 – Lançar promoção impulsionada no Facebook
E assim por diante…
Vale ressaltar que ao planejar seu calendário e definir as estratégias, um ponto crucial consiste em respeitar a linha editorial do negócio. Os assuntos a serem compartilhados, assim como a linguagem que será utilizada, devem dialogar com seu nicho, com sua personalidade e, também, com os interesses do seu público.
5. Escolha a ferramenta adequada
Organize seu calendário utilizando ferramentas adequadas para o gerenciamento das tarefas. Boas opções disponíveis no mercado são o Trello, Google Calendar e Asana. Priorize um calendário limpo, com informações claras, indicação dos responsáveis pela execução, prazos, etc.
No mais, estabeleça sua rotina de postagens, revise o calendário constantemente, corrija possíveis falhas, mensure resultados e implemente melhorias. O calendário editorial é flexível. Ele pode – e deve – ser alterado se você identificar que alguma estratégia não está funcionando como o esperado.E aí, pretende colocar nossas dicas em prática para montar um calendário editorial? Que tal conferir outras dicas no nosso Guia Definitivo de Marketing na Saúde?
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